Planejamento Adequado
Grande
Importância
O improviso e o empirismo não têm mais lugar nos dias de hoje. Por menor que seja o negócio, as funções gerenciais básicas de planejamento, organização e controle precisarão ser exercidas. É uma situação bem diferente daquela enfrentada pelos empreendedores pioneiros, quando a simples iniciativa de abrir um negócio já lhes garantia clientes e lucros.
Na pequena empresa, mesmo a usual divisão do trabalho entre dois sócios não ajudará muito caso eles não tenham um conhecimento completo das principais funções da empresa (operação, produção, vendas, compras, finanças e pessoal).
No cômputo geral, as perspectivas para quem abre um negócio no Brasil são bastante promissoras, principalmente para quem segue dois mandamentos básicos:
- Utilizar o mínimo de capital de terceiros, pelo menos enquanto as taxas de juros reais dos financiamentos estiverem acima de 8% ao ano. (Tudo indica que tão cedo, o atual quadro de juros altos no financiamento final não mudará).
- Fazer um investimento prévio de tempo e dinheiro em sua capacitação empresarial.
O prêmio reservado aos seguidores desses preceitos pode ser bastante compensador.
O que
fazemos?
Ao abordarmos as diversas etapas dentro do processo financeiro, analisamos a administração do fluxo de caixa, suas influências e reflexos dentro das contas a receber, contas a pagar, tesouraria, planejamento financeiro, análise de investimentos, riscos e retorno.
Por outro lado, dentro dos processos administrativos e comerciais, focamos a administração de Contratos, sua gestão e impactos, elaboração de controles, análises de custos, implementação de políticas de crédito, formalização de contratos, análises cadastrais.
Entendemos que o nosso diferencial competitivo está no preparo da equipe e na metodologia de trabalho, considerando a estratégia de negócios utilizada pelo cliente, sua cultura organizacional, e legislação vigente.
Habilidades
Organização de tesouraria e implantação de controles financeiros para contas a pagar e receber.
Implantação de fluxo de caixa de curto e médio prazo.
Diagnóstico da situação financeira da empresa.
Elaboração de plano de negócios e de estudo de viabilidade econômica.
Implantação de sistemas de apuração e análise de custos.
Análise da rentabilidade de produtos e serviços.
Formação de preços de produtos e serviços.
Análise para renegociação de contratos em desequilíbrio econômico-financeiro.
Implantação de painel de controle financeiro mínimo (caixa, resultado, ponto de equilíbrio, incluindo simulações de cenários).